MC 02. DIDÁTICA DA HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM PERSPECTIVA: FUNDAMENTOS, METODOLOGIAS DE PESQUISA E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM HISTÓRICA

Ministrantes

Prof. Dr. Wilian Junior Bonete (UNIGUAIRACÁ/UFMT)

Prof. Dr. Arnaldo Martin Szlachta Junior (UFPE)

Descrição

Discutir, junto ao público participante, os fundamentos da Didática da História e da consciência histórica, bem como as questões referentes as metodologias de pesquisa e suas relações e contribuições para a aprendizagem histórica. Discutir os fundamentos teórico-metodológicos que fundamentam o campo da Didática da História na perspectiva alemã. Identificar os princípios da Didática da História em outros países como França, Espanha, Canadá e Brasil. Analisar os princípios dos conceitos de consciência histórica, cultura histórica, formação histórica e suas relações com a aprendizagem histórica. Esboçar um quadro das pesquisas em Didática da História realizadas no Brasil. Identificar as lacunas e os possíveis temas e abordagens de pesquisa. Discutir o que se ganha e o que se perde nas pesquisas em Didática da História.

Conteúdo programático:

Dia 20/10/2020 - 10:00 - 12:00 horas.

1- Discussão sobre as origens e os fundamentos do campo da Didática da História na

Alemanha;

2- Analise dos conceitos de consciência histórica, cultura histórica, formação

histórica e aprendizagem histórica.

3 - Apresentação de um breve quadro sobre a Didática da História em diferentes

países: França, Espanha, Canadá.

4- Abertura para perguntas e reflexões.


Dia 21/10/2020 - 10:00 - 12:00 horas.

1- Abordar o desenvolvimento da Didática da História no Brasil;

2- Identificar os diferentes trabalhos já realizados e as metodologias investigativas;

3- Identificar as possíveis lacunas investigativas;

4- Analisar as possibilidades de investigações futuras;

5- Analisar os ganhos e as perdas para o campo do Ensino de História;

6- Abertura para questões;

7- Encerramento do minicurso.

Bibliografia Básica

ABUD, Kátia. Didática da História: uma contribuição para o debate na Educação histórica. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; URBAN, Ana Cláudia (orgs.). Passados Possíveis: a educação histórica em debate. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014, p.89-98.

AGUIAR. Edinalva Padre. Didática da História uma ciência da aprendizagem histórica? Revista Ibero-Americana de Educação Histórica, Curitiba, v. 2, n.1, jan./jun. 2019.

ALVES, Ronaldo Cardoso. Aprender História com Sentido para a Vida: consciência histórica em estudantes brasileiros e portugueses. (Tese de doutorado em Educação) USP, São Paulo 2011.

BERGMANN, Klaus. A História na Reflexão Didática. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 9, n. 19, p. 29-42, set/fev1990.

BONETE, W. J.; FREITAS, R. R. Cultura Histórica e Identidade: contribuições conceituais para investigações sobre a formação histórica docente. Revista Labirinto. Porto Velho-RO, Ano XV, v. 22, p. 156-176, 2015.

BORRIES, Bodo Von. Competência do pensamento histórico, domínio de um panoramahistórico ou conhecimento do cânone histórico? Educar em Revista, Curitiba, n.60, p.171-196, abr/jun, 2016.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n.2, 177-229, 1990.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.

LALAGÜE-DULAC, Sylvie (et.al). Introducion. In: Didactique et Histoire: des synergies complexes. Rennes: Press Universitaires de Rennes, 2016.

PAIS, José Machado. A consciência histórica e identidade: os jovens portugueses num contexto europeu. Oeiras: Celta: 1999.

RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W.A. Editores, 2012.

______. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, Maria; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2010, p.32-33.

______. Teoria da História: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

______. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001.

_______. Cultura Faz Sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis: Vozes, 2014.

SADDI, Rafael. Didática da história na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da Neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova didática da história no brasil. Opsis, Catalão, v.14, n.2, p.133-147, jul/dez, 2014

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cultura histórica e cultura escolar diálogos a partir da educação histórica. História Revista, v. 17, n. 1, 2012.

TUTIAUX-GUILLON, Nicole. O paradoxo francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta. Educação e Realidade, Porto Alegre, n.1, p.15-37, jan/abr, 2011

.

Laboratório Virtual de Ensino de História
Universidade Federal do Pará
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora