MC 07. INDÍGENAS NA DOCUMENTAÇÃO COLONIAL: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Ministrantes

Prof. Me. Ernesto Padovani Netto (Doutorando PPHIST-UFPA)

Francicléia Ramos Pacheco (Graduanda em história UFPA)

Descrição

O minicurso pretende abordar as diferentes imagens construídas, e que foram sendo consolidadas ao longo do tempo acerca dos povos indígenas da América Portuguesa a partir das diversas fontes históricas produzidas no período colonial, sobretudo a documentação escrita (cartas, livros, leis, etc.) e iconografias. Temos por objetivo refletir sobre o olhar do professor/historiador para as nuances dessas documentações, que percebem os indígenas de variadas formas, de acordo com os diferentes interesses postos em cada contexto, e também sobre como promover este debate em sala de aula. Discutiremos o livro "Duas viagens ao Brasil" de Hans Staden, a carta de "fundação do Brasil", de Pero Vaz de Caminha, as produções do padre Manuel da Nobrega, as legislações indigenistas, assim como um vasto número de imagens produzidas no período.

Conteúdo programático:

1. Representações indígenas nas fontes escritas do século XVI: entendendo a documentação e debatendo em sala de aula.

2. As legislações indigenistas nos séculos XVII e XVIII.

3. Índios amigos e índios inimigos: diferentes representações na documentação colonial.

4. As iconografias indígenas criadas a partir dos olhares dos europeus: ensino e aprendizagem de história através do uso de imagens.

Bibliografia Básica

ACHAMBOULEYRON, Rafael; MELO Vanice Siqueira de. Governadores e índios, guerras e terras entre o Maranhão e o Piauí (primeira metade do século XXIII). In: Revista de história São Paulo, nº 168, p. 167-200, janeiro / junho 2013.

GUZMÁN, Décio de Alencar. Festa, Preguiça e Matulagem: O trabalho indígena e as oficinas de pintura e escultura no Grão-Pará, sécs. XVII-XVIII. in: Revista Estudos Amazônicos • volume XIII, nº 1, 2015, p. 1-29.

PERRONE-MOISÉS, Beatriz. "Índios livres e índios escravos. Os princípios da legislação indigenista no período colonial" In: CUNHA, Manuela Carneiro (Org.), História do índio do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 115-32.

SOUZA JUNIOR, José Alves de. "Negros da terra e/ou Negros da Guiné: trabalho, resistência e repressão no Grão-Pará no período do Diretório". in: Afro-Ásia, 48 (2013), 173-211.

COELHO, Mauro Cezar. "Educação dos índios na Amazônia do século XVIII: Uma Opção Laica." In: revista brasileira de história da educação n° 18 set./dez. 2008

Laboratório Virtual de Ensino de História
Universidade Federal do Pará
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora